A comunicação é uma habilidade fundamental para todo empreendedor. E não apenas em ocasiões como exposições de projetos ou apresentações: ao falar com novos clientes e empregados, por exemplo, é importante ser interessante e gerar engajamento.
Mas como manter o interesse do interlocutor? Para causar uma boa primeira impressão você deve, por exemplo, ser breve e ir direto ao ponto. É o que sugere o empreendedor Marcel Schwantes em artigo para o portal Inc. “Se você sabe que fala devagar e faz muitas pausas para reunir seus pensamentos, acelere o ritmo do diálogo. Do contrário, vai perder o ouvinte”, escreve.
Também é preciso demonstrar suas emoções. Para isso, Schwantes sugere a variação de tom, entonação e volume da voz durante a fala, para destacar diferentes significados na sua narrativa.
A linguagem corporal também merece bastante atenção: sorria e dê risada daquilo que for engraçado. Boa postura e o ato de inclinar-se para demonstrar interesse são outras boas aliadas.
Mas Schwantes destaca que a melhor maneira de fazer as pessoas gostarem mais de você é iniciar as conversas com as perguntas certas. A chave é colocar o foco no outro. “As pessoas querem ser vistas e ouvidas”, afirma o empreendedor.
Ele reuniu 10 perguntas que podem dar uma guinada na sua próxima reunião. Fazê-las pode ajudar a ter conversas mais profundas. Veja abaixo.
1. Qual é a sua história?
2. O que te deixa muito animado?
3. O que te faz sorrir quando você acorda?
4. O que te faz levantar da cama?
5. Qual a razão da sua existência – seu “por quê”?
6. Qual é a coisa mais importante que eu deveria saber sobre você?
7. Qual você acha que é o fio condutor da sua vida?
8. Qual foi um dos momentos mais decisivos da sua vida?
9. Qual foi melhor coisa que te aconteceu este ano?
10. Qual foi a última vez que você falhou absurdamente em alguma coisa ?
Fonte : Pequenas Empresas Grandes Negócios