Quem utiliza o Instagram com alguma frequência certamente já reparou naquele pequeno círculo azul que fica ao lado do nome de alguns perfis na plataforma. É o chamado selo de verificação, que tem como objetivo, segundo a própria rede social, informar seguidores de que aquela conta que estão seguindo ou pesquisando é exatamente quem ela diz que é. Ou seja, serve para autenticar identidades e combater perfis falsos.
Como consequência disso, o selo azul passou a representar também um sinal de prestígio, favorecendo o trabalho e os resultados de quem utiliza o Instagram profissionalmente para vender produtos, serviços ou a própria imagem. E, claro, se simboliza status e faz crescer a possibilidade de fechar negócios na plataforma, todo mundo quer ter um selo desses para chamar de seu.
A produtora de conteúdo Rejane Toigo, especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing, explica que qualquer um pode solicitar um selo de verificação próprio, bastando acessar as configurações de sua conta, realizar um cadastro e enviar a documentação necessária para o processo.
Obter o selo de fato, contudo, é outra história. Segundo Toigo, “não é para qualquer conta que o Instagram costuma conceder esse símbolo tão cobiçado”. E antes que você pense que é preciso ter milhões de seguidores para conseguir a verificação, a especialista destaca: “Mais do que o número de seguidores, o que importa é a relevância, a notoriedade da conta”.
Assim que o selo de verificação é solicitado, conforme Toigo, o Instagram busca saber se o perfil que o pediu é relevante na internet. “A rede social procura links, matérias jornalísticas e diversos outros conteúdos existentes na rede que mostrem que a conta é de destaque e que, assim, se for falsificada, acarretará prejuízos a ela própria e aos seus seguidores”, ressalta.
Por isso, o primeiro passo para o seu negócio obter o selo azul no Instagram é se tornar relevante. E a melhor maneira de fazer isso, de acordo com a especialista, é não apenas oferecer um serviço ou produto de ótima qualidade para que a marca da empresa (ou você mesmo, caso seja prestador de serviço ou viva de sua imagem) seja reconhecida, mas produzir conteúdo em blogs, sites e redes sociais que dialogue da melhor forma possível com essa marca. “Assim, fica mais fácil de ser encontrado na internet, quando alguém procura sobre você”, explica Toigo.
Para facilitar esse processo de construir autoridade e ganhar notoriedade no meio digital, a especialista sugere que se busque auxílio junto a profissionais das áreas de comunicação e redes sociais. “Utilizando sua expertise e seus contatos, a assessoria de imprensa encontrará atalhos para promover seus feitos, a sua empresa e o seu nome na internet”, finaliza.
Fonte: Administradores.com20