Fidelizar clientes é um dos segredos para o sucesso de uma empresa. Afinal, poucos jargões são mais repetidos que “custa 10x mais conquistar um novo cliente do que manter um antigo”. Mas a internet é uma terra sem muita lealdade nesse sentido: as ofertas pipocam a todo momento, o acesso a todo tipo de fornecedor ou loja é fácil e há ferramentas que comparam os produtos de todas as lojas em poucos segundos. Difícil esperar que o cliente prefira ir atrás de onde já comprou em vez de apenas escolher o que está mais barato.
Isso não quer dizer que a tentativa não seja válida, afinal todo mundo gosta de descontos. Empresas mais modernas, seja startups ou ligadas a meios mais tecnológicos estão trazendo diversas opções para fidelizar clientes ao mesmo tempo que se oferece benefícios para quem quiser comprar. Até cupons (mas não os físicos, em papel) estão ressurgindo.
Plataformas gamificadas com prêmios
Empresas como o Uber e a Rappi investiram em plataformas gamificadas para criar uma relação diferenciada com seus clientes. A gamificação é uma estratégia bem-sucedida de engajamento das pessoas usando os mesmos conceitos de games, sejam fases, conquistas e premiações e até designs mais coloridos e “vivos”. A ideia é oferecer uma gratificação instantânea: você faz X, ganha Y.
No caso do Uber, essa seção é chamada de Rewards e quem gastar um montante com o app de locomoção ou Uber Eats pode tornar-se um cliente ouro ou platina e escolher entre uma série de opções. Seja um desconto nas próximas corridas, no pedido de comida ou até em lojas parceiras. Ou seja, é uma fidelização modernizada, que premia de forma mais rápida que alguns programas como os de milhas, onde os pontos somam e somam e nunca parece que darão algum prêmio legal.
Bônus de boas-vindas
O setor de iGaming é um dos mais tecnológicos que existe: afinal as inovações são constantes e quem dormir no ponto perderá o bonde.
É comum que cassinos online e sites de apostas esportivas ofereçam todo tipo de bônus para seus clientes. Quem criar uma conta ganha um bônus de boas-vindas, multiplicando seu primeiro depósito em 100% até um valor limite. Depois há bônus de fidelidade, para certos tipos de esportes ou eventos e assim vai.
A ideia é simples: fidelizando os clientes e sempre colocando um bônus como motivador irá segurar o jogador em uma só plataforma.
Cashbacks e Cupons
Os cashbacks também estão na moda: você faz uma compra e ganha uma parte do que foi gasto de volta como crédito para uma nova compra. A gratificação aqui é realmente um trabalho de primeira dos comércios: em vez de te dar um desconto na compra de uma peça e possivelmente nunca ter mais esse cliente de volta, você oferece um desconto em uma compra futura.
Ou seja, quem quiser aproveitar isso terá que voltar e como negar um desconto é sempre difícil, essa volta é quase garantida. Fica para o comprador se policiar e não cair nas tentações de gastar demais.
O mesmo serve para os cupons, que empresas como o iFood, por exemplo, usam. Eles são iguais aos cupons antigos, mas sem precisar do papel. O desconto pode ser em uma compra qualquer ou então uma premiação para quem juntar mais cupons por compras feitas e pode trocar por algo.
Notificações e e-mails com descontos esporádicos
A tecnologia permite um contato mais próximo da empresa com o cliente. Antes de termos computadores e especialmente os smartphones atuais, quem queria comer algo precisava ser ativo: ou ir até um restaurante, ou ligar para uma entrega. O cliente chegava “pronto”. O máximo que era possível fazer era investir em publicidade para tentar “criar a fome” e atiçar o consumidor a comprar.
Hoje empresas de entrega de comida, como as citadas Uber Eats, Rappi e iFood enviam notificações para o celular e e-mails com descontos a todo momento. Essas mensagens são bastante personalizadas, colocando nome e usando restaurantes onde você pediu recentemente ou visualizou o cardápio para aumentar a taxa de conversão. Essa fidelização direcionada é totalmente programável e tem um sucesso muito maior que qualquer outdoor ou anúncio na televisão como fazíamos antigamente.
Conclusão
Com tanta concorrência, as empresas buscam a todo momento criar leads e explorar eles com mensagens personalizadas. Quantas vezes você não deixou um e-mail em um site e foi bombardeado com mensagens a todo momento?
Mesmo que algumas vezes a linha da inconveniência seja ultrapassada, é preciso ter uma estratégia mais direta para sempre conquistar o cliente e fazer ele optar por você. Seja engajando em uma plataforma gamificada, oferecendo bônus a todo instante ou enviando notificações e e-mails personalizados, a fidelização na internet é sim possível. Mas sem dúvidas é bastante desafiadora.
Fonte: Administradores