A habilidade de comunicar uma visão e motivar as pessoas a seguir em direção a ela é a característica mais importante que um líder pode ter, na visão de Jason Aten, colunista da Inc. O problema é que a comunicação é difícil – ainda mais quando o assunto é delicado e causa emoções. Nesses casos, ele diz, a regra de 10 segundos pode mudar drasticamente qualquer conversa dentro de uma empresa.
É simples. Em qualquer conversa em que os ânimos começam a se exaltar, espere 10 segundos antes de responder. “Simplesmente pare. Não responda imediatamente. Em vez disso, espere e dê a si mesmo um momento para ser intencional em sua resposta, em vez de emocional. Não é mágica, mas você pode se surpreender ao ver como funciona bem. Aqui está o que quero dizer”, afirma o especialista.
Durante uma discussão acalorada, a pessoa que se sente ofendida irá responder negativamente, e o outro agirá pior – gerando o que Aten descreve como “ciclo louco”.
“Ao levar 10 segundos para parar e organizar seus pensamentos e emoções antes de responder, você congela o ciclo louco e tem a oportunidade de responder de forma diferente”, afirma.
Também é uma forma de desarmar a conversa com uma atitude inesperada. “Quando você para de alimentar uma resposta negativa no ciclo, a outra pessoa também tem tempo para organizar seus pensamentos e refletir sobre sua resposta. Isso significa que você pode realmente ter uma conversa em vez de um combate.”
Por fim, fazer uma pausa antes de responder lhe dá a chance de voltar a se concentrar nas pessoas com quem está se comunicando, não apenas no tópico. “Ao se comunicar com sua equipe, é útil lembrar que todos estão tentando cumprir a mesma missão”, diz Aten. Mesmo discordando veementemente sobre um assunto, todos estão do mesmo lado.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios