O isolamento social fez com que todo mundo começasse a olhar para a internet e suas possibilidades com outros olhos. Mesmo com as medidas de flexibilização, que preveem a abertura gradual do comércio, as empresas devem seguir oferecendo seus serviços ou produtos de maneira virtual. Mais do que nunca, é preciso investir em marketing digital para fazer a diferença em um cenário cada dia mais desafiador.
“Foram várias as mudanças percebidas no mercado. Entre as mais marcantes, estão a forma de relacionamento entre as pessoas, o uso de novas plataformas e o aumento do consumo de conteúdo (cursos, livesetc) para capacitação”, explica Tatiana Marzullo, CEO da Agência A+, boutique de comunicação integrada com mais de 10 anos no mercado.
De olho nessas mudanças, a agência criou a A+ Online, sua nova unidade de negócios, para oferecer cursos digitais em diferentes áreas. O conteúdo é voltado para micro e pequenos empreendedores, profissionais liberais e autônomos que desejam transformar e potencializar seus negócios e carreiras.
Segundo levantamento do Google, a busca por cursos de especialização à distância cresceu 130% nesta quarentena, justamente porque, para se adaptar ao novo cenário, muitas pessoas estão procurando maneiras de aprender a modernizar suas relações de negócio.
“As pessoas começaram a se expor mais, a compartilhar mais e isso é positivo. Mas é claro que a preocupação com o conteúdo a ser compartilhado deve ser grande; produzir conteúdo relevante e de qualidade. Entre os prós, estão sair da caixa, fazer coisas novas, gerar conteúdo relevante e abrir novas oportunidades. Já entre os contras, não saber utilizar as plataformas digitais adequadamente, sem estratégia, e não conseguir aproveitar ao máximo a potência do digital “, avalia Tatiana.
Elis Monteiro, professora de pós-graduação em Marketing Digital pela FGV, Veiga de Almeida, IBMEC, ESPM e Instituto Europeu de Design (IED), segue a mesma linha de pensamento de Tatiana Marzullo. Ela é professora do primeiro curso da A+ Online, o Impulso Digital ao lado de Leandro Varges, Diretor de Marketing da agência. Ela ressalta que é preciso pensar no que o público quer saber e em como esse conteúdo será entregueantes de investir. Estudar o assunto é o primeiro passo.
“O que eu quero com o marketing digital? Gerar clientes para a minha empresa? Oferecer serviço de marketing digital para outras empresas? Define o objetivo, aprende os objetivos das ferramentas e quais são as estatísticas de cada ferramenta”, explica.
Elis também esclarece que um erro comum entre empresas é acreditar ser necessário estar presente em todas as redes sociais. Para ela, essa não é uma obrigação:
“A pergunta é: por que estar nessas redes? Entendendo o seu público, você compreende em quais redes ele está e se é necessário trabalhar em todas. Se for um público Business to Business (B2B), por exemplo, é essencial estar no LinkedIn, mas talvez não no Facebook”, afirma.
Para isso, é muito importante que conhecimentos teóricos sejam alinhados à prática na hora de elaborar um plano de ação, como explica o Leandro Varges. Ele divide sua expertise no curso com o objetivo de ajudar profissionais a pensar de forma estratégica, descomplicando, assim, o marketing digital. São dicas e ferramentas que vão ajudar a potencializar os resultados.
“São mais de seis horas de conteúdo com o passo a passo para impulsionar sua marca nas mídias digitais: criação de persona, tom de voz adequado, análise swot e estratégia completa para desenvolvimento de campanhas no Facebook, Instagram, Google Ads, Youtube Ads, estratégias de SEO, entre outros. Tudo com uma linguagem didática, voltada para empreendedores e profissionais autônomos ou liberais.”
Em tempos de pandemia, é preciso ser estratégico para construir um planejamento que extraia os melhores resultados. Esse promete ser um grande diferencial em um mundo cada vez mais digital — e isso vai além de publicar posts nas redes sociais, defende Leandro:
“Se você profissionalizar sua marca no digital, suas possibilidades são muito maiores.Existe, por exemplo, um gerenciador de anúncio que possibilita você a criar campanhas estratégicas para um público bem específico. Dá para direcionar por faixa etária, sexo, escolaridade, cidade, estado, renda familiar, hobby etc. E também com objetivos específicos como geração de leads (contatos), engajamento, percepção de marca, venda, para que essas ações sejam mais assertivas. Separamos cases e desenvolvemos um conteúdo que capacita nossos alunos a criarem uma forte presença digital”, conclui.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios