Os negócios de hoje devem ser “customer centric” – ou seja, centrados no cliente. E, segundo Fernando Seabra, especialista em inovação e mentor do Planeta Startup, as empresas que possuem como foco a resolução de um problema têm 73% de chances de darem certo.
Mas como entender as novas demandas que estão surgindo neste novo cenário digitalizado?
Qual o papel do líder e dos negócios nessa “nova forma de viver o mundo”, que passamos a presenciar – de forma mais acelerada – a partir da pandemia causada pelo novo corona vírus (Covid-19)?
Foi sobre essas perspectivas que Fernando Seabra tratou em sua palestra no Finance Conference, hoje. O Finance Conference é uma co-realização entre o portal Administradores e o B2B Stack, maior portal de brasileiro de busca e avaliação de software do Brasil.
O evento é 100% online e totalmente gratuito e acontece até o dia 11 de setembro, próxima sexta-feira. Quem quiser participar, ainda pode se inscrever gratuitamente através deste link. O conteúdo ficará salvo na plataforma e pode ser assistido até o último dia.
Quando o assunto é liderança, pitch, startups e inovação em tempos de crise, Seabra é uma referência. Veja agora alguns insights e reflexões compartilhados por ele, que podem ajudar quem está na jornada empreendedora:
A atuação de um líder nos dias de hoje
“Quando falamos em liderança, gosto de correlacioná-la à arte. Um grande líder é aquele que reconhece que as pessoas são como uma obra de arte, mas que precisam ser lapidadas. Para isso, ele fornece espaço, ambiente, ferramentas, atualização e feedbacks para que sua equipe se desenvolva. É preciso saber escutar e falar a mesma linguagem de todos. Um grande líder com uma equipe média, atinge grandes coisas. Uma equipe ótima, mas com um líder ruim, não chega a lugar nenhum”.
A posição certa para um líder
“A liderança acontece na posição em que o profissional está exercendo. É preciso sempre buscar a sua melhor versão, seu aprimoramento, independentemente da importância de seu cargo. O líder ideal é aquele que busca oportunidades para quem está embaixo, subir.”
Como será o líder, enquanto ser humano, no mundo pós-pandemia?
“A tecnologia estará cada vez mais presente. Mas, por trás de toda PJ, há um CPF. A pandemia está nos trazendo aspectos positivos na forma como interagimos com a tecnologia em diversos aspectos. Antes, estávamos distantes de quem estava perto. Agora, usando a tecnologia, estamos mais próximos de quem está longe.
As empresas que entendem o seu público e que oferecem uma proposta de valor verdadeira aproveitarão esse momento. Estamos vivendo uma nova forma de viver o mundo e o ser humano tem um novo papel dentro dessa “nova forma””.
Nunca foi tão importante ter o “pitch” certo, na hora certa
“Pitch nada mais é que uma apresentação do negócio, que pode ser feita para um parceiro estratégico, para um novo sócio ou para um investidor em potencial, por exemplo. Ele deve ser curto e ter entre 3 a 5 minutos. A minha receita de pitch ideal deve ter cinco itens, baseados em dois objetivos principais: mostrar que o projeto é viável, com o menor risco.
Um bom pitch começa com a dor, depois mostra autoridade sobre essa dor, em terceiro, entende a solução que está sendo oferecida, em seguida, mostra que conhece o tamanho do mercado e, por fim, deve deixar claro o modelo de público, receita, negócios e canais de venda”.
Todo empreendedor comete dois erros
“O primeiro é não customizar a mensagem do pitch ao seu interlocutor. O segundo é mostrar uma certa “displicência” na apresentação do pitch, quando na verdade, fica claro que houve uma apresentação prévia bastante intensa.
Quanto mais maduro for o empreendedor, mais ele estará apto a receber feedbacks e entender que cada comentário é construtivo e não deve ser encarado como algo a ser rebatido”.
A pandemia e a aceleração do processo de digitalização do mundo
“A pandemia acelerou esse processo de digitalização. Quem achou a “veia” do digital, cresceu muito nesse período. Quem ainda não compreendeu esse cenário, ficará para trás.
Neste contexto, uma grande oportunidade que vejo é para o ecossistema de startups. Elas têm hoje condições de assessorar médias e grandes empresas que ainda não usam métodos ágeis”.
A nova economia já está acontecendo
“Na verdade, não gosto de falar em “nova economia”, mas sim, sobre uma “nova forma de viver o mundo”, que virá com mais tecnologia.
Isso só será possível com a evolução dos softwares e hardwares. Quem não entender isso, estará negligenciando o mundo que estamos vivendo nesse atualmente, nesse exato momento.
Posso dar algumas dicas. Existem alguns itens que todos negócios devem se atentar:
* Virtual experience economy – oferecer a experiência de um produto no ambiente online;
* Shop streaming – associação do comércio eletrônico com as transmissões ao vivo;
* Atendimentos em canais virtuais – como chatbots, WhatsApp;
* Ambiente wellness – que traz novos hábitos de higiene”.
Esses foram apenas alguns insights. Se quiser assistir a palestra na íntegra do Fernando Seabra no Finance Conference, faça sua inscrição gratuita no evento.
Fonte: Administradores