O WhatsApp tornou-se uma ferramenta praticamente indispensável nos dias atuais.
O aplicativo, além de oferecer dinamismo e praticidade na vida das pessoas, possui diversos recursos que podem ser utilizados no ambiente profissional.
De acordo com o estudo da consultoria Croma Insights, feito com 1400 brasileiros, 60% deles utilizam o WhatsApp no trabalho para trocar informações, contatar fornecedores, enviar documentos e falar com seus clientes.
Por mais que essa seja uma tendência consolidada, a utilização deste recurso como instrumento de trabalho necessita de muita atenção e cautela, principalmente agora, com a vigência plena da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) , que prevê multa de até 2% do faturamento do negócio.
Segundo o CEO da SVX Corporate, Sylvio Sobreira, uma das principais ameaças que o aplicativo tem a oferecer é com relação à fragilidade da proteção de dados, por mais que haja políticas impostas pelo Facebook.
“Mesmo com a criptografia, o aplicativo não tem segurança com os backups, exportação de conversas e arquivos, por exemplo. Em outras palavras, qualquer pessoa que tiver acesso à ferramenta pode publicar ou copiar as informações confidenciais – mesmo de maneira acidental”, explica Sylvio.
Para o CEO, “as companhias precisam, urgentemente, se adaptar às novas normativas, em especial aquelas que utilizam ferramentas como WhatsApp e Facebook”.
Além disso, Sobreira explica que, em um primeiro momento, pode até parecer que a LGPD é complexa, porém sua implementação ocorreu com intuito de trazer benefícios e resguardar tanto os clientes quanto a empresa.
Para finalizar, o CEO ainda destaca que a LGPD não restringe o envio de promoções, recomendações de produtos ou qualquer outro tipo de propaganda.
Segundo ele, chega a ser imprescindível solicitar previamente a permissão do cliente e deixá-lo que tais informações pessoais sejam usadas de forma promocional pela companhia, claro que respeitando todas as normas vigentes e sem trazer riscos ao cliente.
Sendo assim, é importante que as empresas possuam suporte e orientação especializada, visto a complexidade que envolve a LGPD e o uso de aplicativos como o WhatsApp.
Com informações da CDI Comunicação
Fonte: Contábeis