Um termo muito presente atualmente nos remete a ver a rápida evolução pela qual estamos passando, Mundo Digital. Com o ramo da contabilidade não é diferente, em pouco tempo, inúmeras mudanças em rotinas do cotidiano tiveram que ser revistas para que fosse possível atender aos novos padrões digitais.
Voltando um pouco no tempo, no ano de 2006, houve o inicio de uma grande convergência para o meio digital, com o Programa SPED, (Sistema Publico de Escrituração Digital), o qual é composto por diversos módulos que serão abordados separadamente em outro artigo, são eles:
Certificado Digital passou a ser obrigatório para assinatura tanto das notas fiscais como dos demonstrativos, inúmeras mudanças foram ocorrendo, sempre iniciando com as grandes corporações e depois se estendendo para todas as empresas.
A mais recente mudança para as empresas de Santa Catarina, foi a migração para um sistema totalmente digital da Junta Comercial do Estado, onde se tornou obrigatório, a partir de maio deste ano, registrar todos os atos e documentos de forma digital, ou seja, para constituir uma empresa primeiro o empresário precisa ter sua assinatura digital, para daí conseguir formalizar sua empresa.
Os livros Diários, que não estavam abrangidos pela ECD, passaram a ser registrados de forma digital também.
O que isso impactou no cotidiano? Imensa economia em papel e agilidade no processo.
Nesse sentido muito tem se ouvido a respeito de profissões que tendem a serem extintas em pouco tempo, pelas novas tecnologias que vem surgindo diariamente, sendo elencado dentro delas, o profissional de contabilidade.
O que temos a dizer a respeito, é que sim, o profissional de contabilidade que meramente apura impostos e registra os fatos contábeis tende sim a desaparecer, dando lugar a um novo tipo de profissional, que atua junto aos seus clientes de forma orientativa, oferecendo suporte a gestão e conhecendo os fatos antes de ocorrerem.
Thais Renata Welter
Contadora CRC/SC 030.855/o-0