Por: Silvio Souza
Em meio ao avanço da tecnologia, os bancos digitais vêm ganhando espaço no mercado. Essas instituições digitais surgiram com a proposta de oferecer aos clientes serviços mais rápidos, práticos e atrativos em relação aos bancos tradicionais.
Em maio de 2018, o J.P. Morgan divulgou um relatório, no qual foi divulgada uma análise da performance, de alguns bancos digitais e bancos tradicionais, no processo de abertura de conta corrente pelo celular.
O estudo revelou que, entre os bancos tradicionais, nenhum disponibilizou um processo totalmente online. Em algum momento, os analistas tiveram que estar presentes em uma agência física dessas instituições.
Mesmo que os bancos tradicionais venham buscando adaptar os serviços aos usuários desde então, os bancos digitais ainda possuem mais destaque na área virtual.
Estas instituições surgiram como fintechs, que são as startups conhecidas por proporcionarem inovação tecnológica ao sistema financeiro. Em 2016, bancos digitais surgiram no Brasil. Isso aconteceu depois de uma regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN).
O que são bancos digitais?
Os bancos digitais são as instituições financeiras que funcionam de modo online. Por conta disso, quase todas as necessidades dos clientes podem ser realizadas pela internet – desde a abertura de conta aos pagamentos de boletos do cotidiano.
Essas instituições não possuem uma estrutura física, como postos de atendimento ou agências. Devido a isso, o custo de operação dos bancos digitais tende a ser reduzido. Como não existem custos de agências, as taxas administrativas tendem a ser menores e mais atraentes aos clientes.
Os clientes de bancos digitais podem acessar as respectivas contas via computador ou aplicativo para celular. Devido a isso, os usuários conseguem, a qualquer momento do dia, realizar transações financeiras.
De modo geral, para a abertura de conta digital, os interessados precisam realizar estes passos:
* Baixar o aplicativo para smartphone;
* Realizar o cadastro para abertura de conta;
* Informar os dados pessoais solicitados pela instituição;
* Aguardar a aprovação da conta.
Como forma de manter a segurança dos usuários, para funcionar no país, os bancos digitais – assim como os bancos tradicionais – dependem de autorização por parte do Banco Central.
Conforme uma resolução do BC, de nº 4658, essas instituições ainda precisam ter uma política de segurança cibernética. A resolução também estabelece critérios para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem.
De qualquer forma, mesmo com a regulamentação da autoridade monetária e as ferramentas oferecidas pelos próprios bancos, os usuários dessas instituições também precisam tomar cuidados – para ter mais segurança do dinheiro e dados pessoais.
Quais são os serviços oferecidos pelos bancos digitais?
Os serviços disponibilizados pelos bancos digitais variam conforme a instituição. De qualquer modo, os recursos tendem a ser parecidos em relação aos oferecidos pelos bancos tradicionais. Entre os destaques, estão:
* Cartões de crédito e débito;
* Pagamento de boletos;
* Empréstimos;
* Financiamento;
* Investimentos;
* Transferências TED e DOC;
* Saques.
Qual a diferença dos bancos digitais para os bancos tradicionais?
De forma resumida, os bancos digitais se diferenciam dos bancos tradicionais pela comodidade oferecida aos clientes. Isso pode ser observada nestas situações:
* Abertura de conta acontece de forma digital via smartphone, sem precisar comparecer a uma agência;
* Por meio do aplicativo do banco digital, os serviços dos clientes podem ser controlados;
* Os atendimentos podem ser feitos via telefone, chat online ou e-mail;
* Grande parte dos serviços oferecidos por bancos digitais tendem a oferecer taxas menores ou até mesmo sem cobrança.
Bancos digitais são diferentes de bancos digitalizados
Mesmo que existam diversos bancos tradicionais que disponibilizem aplicativo e internet banking para que as pessoas façam algumas operações online, eles não são bancos digitais – mas bancos digitalizados.
Isso porque, em diversos serviços oferecidos por essas instituições, ainda há a necessidade do cliente em comparecer a um caixa eletrônico ou agência. No caso dos bancos digitais, os serviços podem ser feitos sem a necessidade de deslocamento.
Fonte: FDR