Por: Camila Farani
Alcançar o autoconhecimento é quase sempre um desafio que exige muito esforço para ser superado. Muitos empreendedores demoram uma vida para entender do que é formado e de como suas características mais pessoais têm a capacidade de potencializar seus resultados. Pode parecer psicanalítico demais, e realmente é. Mas o fato é que aplicar adequadamente suas habilidades ao seu modelo de negócios é uma busca profunda, constante e imprescindível se você quiser alcançar o sucesso. É essencial entender como você funciona para conseguir visualizar até onde você pode chegar no meio empreendedor . E até se é hora de repensar o formato da operação da sua empresa, abandonar a velha ideia e partir para um novo empreendimento.
Trago a referência do empreendedor serial Joe Procopio, que passou grande parte de sua carreira pensando que não alcançaria o sucesso porque não reunia características parecidas com as dos empreendedores sobre os quais costumava ler e a quem admirava.
Por este motivo, conta, passou muitos anos tentando ser alguém que não era, o que fez com que ele tornasse o ato de empreender muito mais difícil do que precisaria ser. Para ajudar outros empreendedores neste processo de autoconhecimento e tentar impedir que eles tenham que enfrentar esta mesma dificuldade, Procopio dividiu os empreendedores em cinco tipos.
Será que você se identifica com algum deles? Confira.
Os 5 tipos de empreendedor
1) O portador das soluções
Este tipo de empreendedor identifica problemas e desenvolve a melhor forma de solucioná-los. Você pode pensar que todo empreendedor faz isso e, de certa forma, é verdade. Mas nem todos priorizam a solução.
A diferença é que um empreendedor que prioriza a solução não quer encontrar “uma” solução — ele está mais interessado em apresentar “a” solução, aquela que será definitiva para sanar o desafio e que modificará completamente o escopo do processo que está causando o problema. Assim, a solução pode ser aplicada a outros desafios, em outros processos, para outras pessoas, em novos cenários.
2) Empreendedores de oportunidade
Este é o tipo de empreendedor que identifica uma série de problemas, escolhe um e busca uma nova solução para ele. Empreendedores com este perfil seguem as tendências técnicas, mas também as de negócios. Eles geralmente escolhem o problema a ser resolvido não por sua afinidade com ele, mas por acharem que esta solução vale o esforço.
Em outras palavras, tem que ser rentável. Um bom número de empreendedores de oportunidades são pessoas que são mais apaixonadas por negócios do que a maioria. E esses fundadores, na maioria das vezes, têm uma chance melhor de encontrar financiamento entre investidores e, de fato, resolver o problema para o qual escolheram se dedicar.
3) O ás da técnica
Eles são os empreendedores apaixonados pelo tecnicismo, obcecados por tecnologia e imersos nela o bastante para identificar quando surge uma forma melhor, mais ágil e menos dispendiosa de executar uma mesma tarefa, levando os benefícios da tecnologia a um maior número de pessoas.
Inovadores técnicos são capazes de inventar diariamente novas maneiras de realizar as ações e devem unir-se a profissionais que os complementam em capacidade de escalar e de vender essas soluções.
4) Especialista em vender
Esse tipo de empreendedor geralmente começa seu negócio a partir de um produto ou serviço já existente e encontra um novo caso de uso ou um novo mercado para comercializá-lo. Assim como o inovador tecnicista, não precisa ser necessariamente um programador, o empreendedor de vendas pode nunca ter desempenhado uma atividade comercial. Ele pode simplesmente ter essa aptidão.
Você pode imaginar quão poderoso pode ser colocar lado a lado em uma mesma empresa um empreendedor de oportunidades, um inovador tecnicista e um empreendedor de vendas?
5) O inovador de seu segmento
Há um último perfil empreendedor: o inovador. Geralmente, quando este tipo de empreendedor vem à tona como fundador de uma empresa, tenta coisas que já foram comprovadamente viáveis e escaláveis. O inovador tem muito conhecimento sobre as características de seu segmento de negócios. Sabe como os produtos são feitos e vendidos, conhecem onde está o talento, têm uma boa noção de quem são os clientes.
Mas o que eles geralmente não sabem é como enxugar os gastos da empresa e acelerar processos. Se for o caso, esse tipo de empreendedor precisa se aliar a um empreendedor que tenha sólida experiência em startups.
Fundadores de empresas notadamente inovadores são raros de encontrar porque geralmente estão presos a algum posto de trabalho confortável em uma grande corporação. É como digo sempre: empreender não tem glamour, empreender é ralação! E quem deseja abrir uma empresa precisa estar pronto para sair da zona de conforto.
Identificar que tipo de empreendedor você é — e como opera —, conclui Procopio, possibilitará que você economize tempo, consiga assumir riscos maiores e tomar decisões mais assertivas. Depois de obter este tipo de conhecimento, será mais fácil sanar cada problema no negócio. Você executará o processo de crescimento de sua empresa sob uma nova luz.
É crucial para os fundadores e líderes de startups se autoconhecerem, e é igualmente essencial conseguir identificar cada tipo de empreendedor que você tem em sua equipe. Só assim será possível entender quais são suas respectivas motivações e como eles podem funcionar melhor na operação. Então você poderá fazer com que todos trabalhem juntos em direção aos mesmos objetivos.
Fonte: Gazeta do Povo