Datas comemorativas x datas sazonais
O primeiro passo para falarmos sobre eventos sazonais e datas comemorativas é entender o que cada um significa.
Os eventos sazonais podem representar algum movimento estimulado por condições climáticas, gargalos produtivos e outros fatores que podem propiciar aumento ou diminuição da oferta e da demanda por um bem ou serviço.
Um exemplo de sazonalidade está ligada às estações do ano. Se você trabalha na indústria têxtil, perceberá que o comportamento das pessoas e demais empresas muda entre os meses de julho e janeiro por conta da mudança de clima.
Já as datas festivas estão ligadas ao aumento das vendas de determinados produtos e serviços por conta de festas e celebrações, como Natal, Páscoa ou Dia dos Namorados. Apesar de ser comum encontrar panetone à venda durante todo o ano, por exemplo, a demanda por eles certamente é muito maior entre os meses de novembro e dezembro.
Ter clareza desta diferença é o primeiro passo para conseguir vender mais nas datas que são oportunidades para o seu negócio.
Por que aproveitar essas oportunidades?
Como você já viu, datas comemorativas podem aumentar o volume de vendas da sua empresa. E, para tanto, é preciso ter muito cuidado com promoções, preços, estoques, condições de pagamento, entre outros.
É muito comum que haja problemas de gestão de estoque, especialmente em pequenos negócios. Os seus estoques devem estar ajustados para atender aos aumentos de demanda decorrentes destes momentos específicos do ano.
É decepcionante, tanto para o cliente quanto para o vendedor, não fechar um negócio por falta de produtos ou por não conseguir oferecer determinado serviço. Para isso, nós temos algumas dicas para te ajudar a aproveitar melhor essas oportunidades.
Como vender mais nas datas comemorativas
Existem alguns pontos que você precisa levar em consideração e começar a aplicar no seu negócio para tirar o máximo de proveito das datas comemorativas. Até porque existe uma série de ações que você precisará tomar e isso demanda planejamento prévio e esforço.
Construa um calendário de vendas
A primeira coisa a ser feita é mapear o seu calendário de vendas. É muito importante que o empreendedor saiba em quais bimestres, meses ou mesmo semanas as suas vendas têm um desempenho melhor.
Você precisa entender se os números respondem às datas sazonais e aos eventos comemorativos ou se foram fruto de ações de marketing que você promoveu.
Desta forma, você saberá em detalhe quais serão os melhores momentos para o seu negócio no decorrer do ano.
Faça o seu planejamento
Não podemos esperar por um volume muito maior de vendas simplesmente porque o Dia das Mães, a Black Friday ou o frio estão se aproximando. É preciso pensar sempre à frente!
Lembre-se que, além da sua empresa, uma quantidade muito relevante de outros negócios estarão “disputando” o potencial cliente com você. Estar bem preparado para este momento é fundamental.
Ações que visam atrair e fidelizar o cliente mostram para cada uma das pessoas que precisarão dos seus produtos ou serviços que o seu negócio está preparado para atendê-lo.
Prepare sua loja ou sua produção
Como você já viu, seu negócio deve ter em estoque a quantidade suficiente para que o aumento de demanda seja atendida. E, aqui, entra um componente psicológico relevante que você deve prestar atenção.
Por acaso você entrou em um supermercado e viu as prateleiras vazias ou com uma quantidade muito pequena de cada produto? Se sim, a impressão que você teve foi provavelmente negativa, certo?
Além disso, já reparou que um estabelecimento que oferece serviços ou vende produtos tem picos de entrada de clientes?
Isso porque quanto mais produtos à disposição do cliente, quanto mais bem iluminado for o local e quanto mais clientes estiverem no seu negócio, mais vendas você atrairá.
Prepare sua equipe
Se você tem uma equipe, ela deve estar preparada para dar a mesma atenção que você deseja dar para os eventos que se aproximam.
Por vezes, as datas comemorativas representam um importante share no faturamento anual do negócio. Por isso, é hora de mudar o jogo, de se preparar para uma situação que pode significar mais investimentos, mais contratações e subir mais um degrau na escada do desenvolvimento da sua empresa.
Deixe sua equipe saber disso e eles te ajudarão a construir números robustos no próximo evento sazonal. Além disso, funcionários bem preparados podem oferecer aos seus clientes um excelente pós-venda.
As datas comemorativas podem ser um importante instrumento para você aumentar o número de clientes recorrentes e estabelecer bons números a partir de ações, como descontos e eventos, criados pela própria empresa – mesmo fora das datas festivas.
Fonte: Biz Capital