O dia de Corpus Christi será no próximo dia 16 de junho e os bancos e a B3 não irão funcionar neste dia. No entanto, é importante destacar que esta data não é um feriado nacional e sim um ponto facultativo. Em localidades que anteciparam esta folga no ano passado em razão da pandemia, como é o caso de São Paulo, nem isso terá.
Funcionamento de bancos
De acordo com uma nota da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências bancárias não irão prestar atendimento no dia 16 de junho. Esta informação é válida até mesmo em locais que a data foi antecipada, como na cidade de São Paulo.
Já na sexta, dia 17, o atendimento será normal em todas as agências. Desta forma, as contas de consumo (água, energia, telefone, entre outras) e carnês com data de vencimento no dia 16 de junho vão poder ser pagas, sem multa, na sexta.
“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, disse o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Feriados no segundo semestre do ano
No segundo semestre serão pouquíssimas as folgas prolongadas. Os feriados da Independência (7 de setembro), de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e de Finados (2 de novembro) cairão nas quartas.
A única folga que poderá ser prolongada é o feriado da Proclamação da República no dia 15 de novembro, que será na terça. Já a véspera e dia de Natal (24 e 25), assim como véspera de Ano Novo (31) e dia 1º de 2023, cairão no fim de semana.
Fonte: FDR